A Coordenadoria de Capacitação (Procap), vinculada à Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (Dcade) do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade de Brasília (UnB), tem por propósito oferecer, aos servidores técnico-administrativos e docentes, ações de capacitação, como cursos presenciais, semipresenciais e a distância, oficinas, palestras, mestrado profissional, entre outras, proporcionando o desenvolvimento de competências e a atualização de conhecimentos, habilidades e atitudes. Visa ainda ampliar e democratizar oportunidades de capacitação, oferecendo treinamentos personalizados ao servidor, sem que haja necessidade de retirá-lo de seu ambiente de trabalho, a partir do uso da Internet e da plataforma virtual.

 

Nessa perspectiva, cabe à Procap elaborar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), estabelecido pelo Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Esse instrumento objetiva promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência e da melhoria da qualidade e dos serviços ofertados à sociedade.

 

Esclarece-se que o PDP é elaborado a partir do Levantamento de Necessidades de Capacitação. Para tanto, em 2020 e 2021, utilizou-se a metodologia de entrevistas com os Decanatos e de um questionário on-line direcionado à comunidade universitária. As respostas foram consolidadas e analisadas almejando a um documento condizente com a realidade da UnB.

 

É de extrema importância que os servidores e gestores da UnB acessem o PDP constantemente e tracem o seu planejamento de capacitação, bem como o da sua equipe, informando, no momento do Levantamento de Necessidades de Capacitação realizado pela Procap, todas as competências que precisam ser desenvolvidas ou aperfeiçoadas em sua unidade.

 

É fundamental atentar-se à dinâmica e aos prazos estipulados para esse levantamento porque, à luz do Decreto supracitado, que rege o PDP, não será possível atender eventuais demandas emergenciais, tendo em vista que os prazos estabelecidos pelo SIPEC para revisão, análise e devolução do PDP impossibilitam o atendimento de pedidos dessa natureza.