SIGAA - Secretaria de Graduação - Turma 04


Microsoft Teams (Remoto) 14:00 - 17:00 26/06/2023 - 28/06/2023

 

Inscrições Aqui!

 

Atenção: As inscrições nesta ação de capacitação serão realizadas por meio do SIGRH. É necessário que o servidor efetue o autocadastro no SIG para ter acesso ao sistema. Tutorial de como se inscrever em cursos da Procap via SIGRH disponível aqui. 

 INFOGRAFICO_SIGAA_SEC_GRAD._TURMA_04.png

 

Para acessar o Plano de Curso, clique aqui!

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO:

 

Data de Início: 26/06/2023

Data de Término: 28/06/2023

Horário: 14:00 às 17:00 - Aulas Síncronas

               09:00 às 10:00 - Plantão de dúvidas

Dias da Semana: Segunda, terça e quarta-feira

Carga Horária: 12 horas, sendo 09 horas de aulas síncronas + 03 horas de plantão de dúvidas

Vagas: 30

 

Ementa: Explorando o uso do SIGAA no cotidiano dos serviços das secretarias e das coordenações dos cursos de graduação nos períodos de oferta e de matrícula constantes do calendário acadêmico. Utilização das funcionalidades do sistema e dos procedimentos/protocolos a serem seguidos durante os períodos de oferta e de matrícula, conforme orientações do DEG e da SAA.

 

Objetivo Geral: Capacitar as coordenações de curso e secretarias de graduação para a operacionalização das funcionalidades do SIGAA no que se refere a rotinas administrativas de oferta e matrícula.

 

Objetivos Específicos:

Capacitar as coordenações e secretarias de curso de graduação para: • Gerenciar com eficiência os procedimentos relativos aos processos de oferta e de matrícula constantes do calendário acadêmico, dentre eles a emissão de relatórios. • Realizar de forma eficiente os procedimentos de oferta: aprovação, espelhamento, saneamento da lista de oferta; solicitação de impedimento de matrícula on-line em disciplinas restritas; alterações em expressões (pré-requisitos, co-requisitos e equivalências) de componentes curriculares; criação de componentes curriculares do tipo ATIVIDADE ACADÊMICA; retirada de turmas e conferência da oferta no SIGAA; inclusão de componentes curriculares e turmas no SIGAA; retirada de turma e consolidação de oferta no SIGAA. • Executar de forma eficiente os procedimentos relativos à matrícula: períodos de matrícula, rematrícula e matrícula extraordinária; matrícula em turma restrita, matrícula em componentes do tipo atividade; alteração de orientação e consolidação de matrícula em componente do tipo atividade. • Realizar rotinas relativas à atividade do tipo TCC no SIGAA: matrícula em atividade de TCC; solicitação, alteração e homologação de banca de TCC, consolidação de TCC. • Realizar procedimentos de solicitação da criação de componentes do tipo atividade no SIGAA: TCC, Estágio e Atividade Integradora de Formação, e entender o impacto de cada uma dessas atividades na progressão docente.

 

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 

 

- O preenchimento e o envio do formulário de inscrição não garantem a participação no curso. Serão consideradas as solicitações de matrículas por ordem de envio até o limite das vagas;

- O servidor que tiver sua matrícula efetivada será informado através dos e-mails cadastrados no formulário.

  

Após a submissão da inscrição no SIGRH, o inscrito deverá consultar o status de sua inscrição em  Capacitação > Inscrição > Inscrições Realizadas.